Orientações
Notícias, dicas e novidades sobre o que há de mais importante na odontologia
Relato do caso: Paciente do gênero feminino, 35 anos de idade procurou o consultório odontológico, queixando-se de que seus dentes eram curtos. Ao exame clínico observou-se que a paciente apresentava as incisais desgastadas e ausência de volume vestibular e um espaço negro entre os incisivos centrais superiores. Assim, o tratamento de eleição sugerido a paciente foi a realização de facetas laminadas do tipo lente de contato (dentes 11, 12, 13, 14, 15 e 21, 22, 23, 24, 25) para o aumento das incisais, do volume vestibular e fechamento do espaço negro entre os incisivos.
Situação inicial do caso demonstrando o desgaste das incisais. Nota-se que esse tipo de situação evidencia a pessoa um ar mais envelhecido dos dentes.
Imagem intra-bucal aproximada, evidenciando o desgaste dentário de todos os dentes e o espaço negro existente entre os incisivos centrais
Visualização lateral do caso demonstrando a ausência de volume vestibular e o desgaste dentário das incisais dos dentes.
Enceramento de diagnóstico específico para o tratamento com facetas laminadas sem desgaste. Nota-se que o enceramento foi mínimo (0,2 e 03 mm). (TPD José Carlos ROMANINI).
Sorriso da paciente com a prova do enceramento (Mock-up) feito com resina bisacril (Systemp.c&b II – IvoclarVivadent). A prova do enceramento de diagnóstico evidencia o possível aspecto final da restauração e se necessário, alguns ajustes podem ser feitos no enceramento anteriormente a confecção das peças finais. Nota-se pelo aspecto do mock-up que o aumento incisal e o aumento de volume vestibular foi satisfatório indo de encontro aos anseios da paciente.
Após a prova (Mock –up), realizou-se a moldagem com o silicone de adição (Virtual – IvoclarVivadent) e obteve-se o modelo de trabalho.
Lâminas de cerâmica (tipo lente de contato) feitas pelo TPD José Carlos ROMANINI. O material de eleição nesse caso foi o sistema cerâmico IPS e.max – Pastilha HT A1. Nota-se pelas fotos a espessura mínima das peças
Tratamento da superfície dentária com ácido fosfórico a 37% durante 30s e utilização do sistema adesivo Heliobond.
Condicionamento das facetas laminadas (Ácido Fluorídrico 10% por 20s, limpeza com ácido fosfórico 37% por 20s, aplicação do silanoMonobondplus por 60s e adesivo Heliobond).
Visualização final da cimentação com o cimento VariolinkVeneer HV +1 e polimento final com borrachas abrasivas específicas para material cerâmico (OptraFine – IvoclarVivadent).
Visualização final da cimentação logo após o polimento do caso. Nota-se que o espaço negro existente entre os incisivos no início do caso não existe mais.
Visualização final do caso.