Tratamentos
O que há de mais completo em tratamentos dentários você encontra aqui
Clareamento dental ou clareamento dentário é o procedimento utilizado pelos dentistas para alterar a cor dos dentes tornando-os mais claros.
Métodos para realizar o clareamento dental:
- clareamento dental assistido ( realizado com supervisão do profissional no consultório)
- clareamento dental caseiro
Importante ressaltar que nesses dois métodos serão utilizados como princípio ativo um gel clareador específico.
clareamento dental assistido ( realizado com supervisão do profissional no consultório)
O profissional isola o campo operatório com afastadores labiais e utiliza também uma barreira para proteção dos tecidos gengivais. Após essa proteção o dentista aplicará sobre a superfície externa dos dentes um gel com concentrações elevadas (peróxido, acima de 25%) que atuará sobre os dentes por um determinado tempo.
Esse gel clareador “poderá” ou não ser ativado por uma fonte de luz (Laser, LED ou associação de ambas). Comprovadamente na literatura científica o clareamento dental se dá exclusivamente pela ação do gel, não sendo necessário, portanto a ativação por qualquer fonte de luz.
O profissional através de moldes das arcadas do paciente confeccionará moldeiras que poderão ser de acetato ou silicone .Essas moldeiras serão entregues ao paciente aonde este distribuirá o gel clareador no interior das mesmas O paciente utilizará essas moldeiras com o gel (peróxido de carbamida ou hidrogênio em concentrações diferentes que variam de 3,5 a 20%.) de 30 minutos a 6 horas por dia por um período que pode variar de 15 dias a 20 dias em média.
Utilizando-se técnica apropriada todos os riscos serão evitados. O mais comum é a sensibilidade temporária nos dentes.
O clareamento dental é indicado para pessoas que estão insatisfeitas com a tonalidade dos seus dentes e que gostariam de melhorar sua aparência. Nem todos os casos são possíveis de serem realizados, portanto se faz necessário uma avaliação criteriosa para um correto diagnóstico e planejamento. As causas e etiologias do escurecimento e manchamento dental podem ser diversas, existindo algumas contra indicações para a realização do procedimento.