Limpeza dental

Publicado em 12/01/2018 - Editado em 12/01/2018 | Comentarios > ver comentários


 LIMPEZA DENTAL
 Dentes brancos, gengiva sadia e bom hálito
 
 limpeza dental itaim bibi
 
A melhor forma de se conseguir e manter isso é através de um controle de dieta, hábitos de higiene diários (fio dental e escova) e da profilaxia dental  profissional periódica.
 
 
O que é profilaxia dental?
A profilaxia dental, também chamada de limpeza dos dentes, é o procedimento através do qual o cirurgião dentista remove o cálculo (tártaro) e o biofilme (placa bacteriana). 
 
 
 tartaro
 
 
 placa  bacteriana
 
 
 
 
Qual a importância de se realizar a profilaxia dental periódica?
O tártaro e a placa provocam a inflamação da gengiva (gengivite). A gengiva inflamada fica inchada, mais vermelha e sangra à escovação ou até espontaneamente. Se nada for feito, o processo poderá evoluir para uma periodontite (inflamação dos tecidos de suporte dos dentes), causando perda do osso de suporte, mobilidade dental e até perda dos dentes. Portanto, realizar a profilaxia periódica é essencial. 

periodontite
 
Como ela é realizada?
O cálculo (tártaro) é removido através de aparelho de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem). O biofilme (placa bacteriana) é removido com jato de água+ar+bicarbonato.

ultrassom e jato de bicarbonato

O procedimento é dolorido?
Como o aparelho de ultrassom permite ajuste de potência, geralmente o desconforto é mínimo. Alguns poucos pacientes, que têm dentes mais sensíveis, precisarão de anestesia. 
 
 
De quanto em quanto tempo devo fazer profilaxia dental?
Em média, recomenda-se o procedimento a cada 6 meses. Mas há pessoas que precisarão de prazos menores (a cada 3 meses ou até mensalmente), e algumas poucas pessoas poderão realizar o procedimento uma vez por ano.

limpeza de 6 em 6 meses
 

Esse procedimento é caro?
O custo desse procedimento é um dos mais baratos da odontologia. Além disso, se compararmos com os custos de um tratamento restaurador extenso (quando vários dentes precisam de tratamento de canal, pinos, coroas, implantes, etc), seu custo é extremamente baixo.
 

Comentários


O que outros visitantes estão vendo agora